É uma dúvida frequente dos pacientes no consultório a questão da alimentação, uso de vitaminas e suplementação após a cirurgia bariátrica.
A avaliação clínica, nutricional e laboratorial do paciente é fundamental para o sucesso do paciente após a realização do procedimento. nessa fase pré-operatória são solicitados exames para investigar as deficiências nutricionais com a finalidade de resolver esse problema no pré-cirúrgico, dando ao paciente melhores condições para realizar a cirurgia, prevenindo problemas nutricionais maiores no pós-operatório.
Geralmente o paciente obeso possui excesso de gordura e várias deficiências proteicas, minerais ou de vitaminas, reflexo direto de uma alimentação errada, na qualidade nutricional e na quantidade ingerida.
A equipe médica então irá analisar cada paciente segundo as suas próprias particularidades e indicar o uso de vitaminas e suplementos de acordo com a análise sob medida de cada paciente. Deve-se sempre seguir as orientações da equipe multidisciplinar e evitar a auto-medicação, pois o excesso de vitaminas também é prejudicial à saúde.