A cirurgia bariátrica deve ser realizada sempre com uma equipe médica multidisciplinar que proporcione cuidados antes e após o procedimento. O paciente, por sua vez, deve seguir todas as orientações médicas para se minimizar ao máximo eventuais efeitos adversos – incluindo a perda excessiva de cabelo.
Após a cirurgia bariátrica o organismo do paciente pode entender que precisa economizar energia para o processo de cicatrização e recuperação do procedimento, por isso, envia uma mensagem para muitos folículos capilares iniciarem o processo de troca de cabelo ao mesmo.
Essa reação do organismo começa após alguns meses da cirurgia e no local em que o fio é liberado, um novo fio costuma já estar presente, substituindo o anterior. Por isso, fique tranquilo(a) que esse processo natural é apenas uma troca de fio e não perda de cabelo.
Outro fator que pode ocasionar a perda de fios é a presença de deficiências de micronutrientes e de proteína após a cirurgia. Isso acontece pois o corpo começa a receber menos calorias, vitaminas e nutrientes do que estava acostumado e prioriza o gasto de energia em tarefas essenciais para o seu funcionamento. Com isso, os processos de crescimento e fortalecimento dos fios, que não são a prioridade do corpo no momento, ficam sem receber a suplementação necessária.
Para evitar tal problema, de acordo com a indicação da equipe médica, poderá ser indicado suplementos para aumentar a oferta de nutrientes específicos para o cabelo para que ele esteja forte antes e depois do procedimento. Além disso, é imprescindível que o paciente mantenha o cuidado com a alimentação e siga a dieta proposta pelo nutricionista e as indicações de cuidado do médico cirurgião.