No Brasil, uma em cada cinco pessoas é obesa. Para muitos, a cirurgia bariátrica é a única esperança que resta para recuperar a saúde e qualidade de vida, visto que por conta do sobrepeso não conseguem ou tem dificuldades de emagrecer de maneira natural, com dietas e exercícios físicos.
Mas atenção! Não basta estar acima do peso para se candidatar à cirurgia bariátrica. O primeiro passo é verificar com o seu médico se você se enquadra nas regras:
Pessoas com IMC igual a 40 e que não tiveram sucesso em outros tratamentos para a obesidade.
Pessoas com IMC maior que 35 com comorbidades (como diabetes tipo 2, apneia do sono, hipertensão arterial, dislipidemia, doença coronariana, entre outras).
Se você faz parte do grupo de pessoas com as características acima, o segundo passo será o o pré-operatório. Nessa fase o médico irá verificar a técnica mais adequada a ser usada no seu caso, assim o paciente realizará vários exames, como endoscopia digestiva, exames de sangue e ultrassonografia.
Também será necessário o acompanhamento com uma equipe médica multidisciplinar. Consultas com nutricionista, endocrinologista, cardiologista e até avaliação psicológica poderá ser realizada, caso solicitado pelo cirurgião.
Existe uma preocupação em geral com a saúde do paciente, não é apenas perder peso o objetivo, mas trazer qualidade de vida, autoestima e vontade de viver!